Santo de casa faz milagre!

Em sua vida, em algum momento, você já deve ter ouvido um dito popular, se nunca ouviu, provavelmente, ainda irá escutá-lo. O ditado diz o seguinte: “Santo de casa não faz milagre”. Pesquisando a origem desta crença, me deparo com uma passagem bíblica em Marcos 6:4, Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra”. Ou seja, o dito é popular e bíblico.

No mundo corporativo, um dos ambientes em que mais escutamos a frase, talvez pela crença por parte dos colaboradores que a empresa não valoriza seus talentos, ideias e projetos e, quando alguém de fora, às vezes na figura de consultores, o aceite acontece com mais fluidez.

Se santo de casa não fizesse milagre, muitos de nós não estaríamos aqui, pois muitas vezes duvidamos de nossos pais e eles, operam os “milagres”, por tal razão estamos lendo este artigo.
Na empresa não é diferente, se santo de casa não fizesse milagre, nenhum negócio sobreviveria.

Mas é claro, não sejamos ingênuos, dependendo da cultura a crença pode ter evidências. Mas cabe algumas reflexões, será que o santo, neste caso o colaborador, consegue comunicar, expressar o milagre de forma assertiva? Será que o quem quer ter seu milagre reconhecido tem consciência dos movimentos e mudanças que precisa realizar?

Ao longo da minha trajetória, durante um tempo, cheguei a acreditar nesta frase, muitas vezes tinha a impressão de que consultores de fora, vindo de grandes centros eram mais requisitados e, consequentemente, contratados do que eu. Ao invés de acreditar nisso, fiz diferente, estudei, me preparei técnica e psicologicamente e segui.

Hoje, colho frutos dos meus milagres e com isso, fica uma sugestão…ninguém vai reconhecer seu milagre se você não for o primeiro a fazê-lo. Pare de comparar e se prepare muito, esteja preparado para os nãos, virão muitos. Resultado não é milagre, talvez seja por isso que muitos prefiram acreditar que santo de casa não faz milagre…faz sim…mas o tempo é necessário para você executá-lo.

Perceba o quanto você escuta sobre o milagre que precisa ser executado, às vezes a ansiedade de realizar reduz a escuta sobre o que é preciso de fato fazer.
Aprenda a valorizar seus pequenos milagres, não conheço nenhum santo de fora, considerado bom, que não saiba “vender” bem seus feitos, talvez lhe falte isso, de forma inteligente, mostrar seu potencial e conhecimento.

Santo de casa faz milagre sim, pode ser que o que falte é fé do próprio santo em sua capacidade de realizar suas obras.

Pense nisso!

Voltar

Eu sei, mas não faço!

05 / 08 / 2021

“Sei, mas não faço”. Sim, essa foi a conclusão do cliente sobre algo que ele não fazia, embora tivesse consciência de como fazer.

Saiba mais

Quantos seguiDORES você tem?

29 / 08 / 2021

A vida está se tornando uma disputa de seguidores e likes, você vive e posta ou você posta e vive? O filho está doente, posta. Foi promovido no trabalho, posta. Terminou o relacionamento, posta. Foi para a academia…

Saiba mais